sexta-feira, 5 de março de 2010

GUIADOS PELA SABEDORIA

TEXTO BASE: 1 Reis 12:1-20


Salomão foi um grande rei. Segundo a Bíblia, ele foi o mais sábio dentre os reis de Israel e do mundo. Governantes de outras nações vinham conferir de perto o que ouviam falar sobre a sabedoria de Salomão, e ficavam boquiabertos quando constatavam que a realidade superava o que lhes havia chegado aos ouvidos.

Acontece que Salomão era humano, imperfeito, e também acabou cometendo erros, desagradando a Deus, pois se dobrou diante de ídolos e permitiu a idolatria em Israel, o que era expressamente condenado por Deus.

Logo após a morte de Salomão, seu filho Roboão subiu ao trono de Israel como seu sucessor. Roboão era um jovem e, com certeza, ficou entusiasmado e talvez assustado com a ideia de governar uma nação como Israel, sabendo de toda a história desse povo. Mas, para facilitar o seu governo, ele poderia contar com os conselheiros do rei, os mesmos que haviam trabalhado com seu pai, Salomão, e tinham muita experiência no assunto.

No início de seu reinado, Roboão recebeu a visita de Jeroboão e de representantes do povo, que vieram lhe pedir que tivesse misericórdia da população, visto que Salomão havia imposto um jugo pesado sobre a nação, e todos estavam sofrendo com aquela situação. É claro que Salomão fez isso quando pisou na sabedoria e passou a agir de forma insensata, afastando-se do Conselho de Deus.

Roboão demonstrou, inicialmente, alguma sabedoria, pois pediu àquelas pessoas que retornassem depois de alguns dias para ouvirem a resposta (um tempo de reflexão), e recorreu de imediato aos experientes conselheiros do rei, entretanto, o desenrolar da história mostra que ele não foi nada sábio, e, ao final, provocou a divisão do reino de Israel.

Observando a passagem bíblica em questão podemos destacar alguns pontos importantes: