domingo, 29 de janeiro de 2012

CONHECER PARA OBEDECER



Deuteronômio 11.18-25

A obediência a Deus é fundamental na vida do cristão. Em toda a Bíblia, de Gênesis a Apocalipse, somos exortados à obediência. Há, porém, uma questão: para obedecer, é necessário ter conhecimento quanto às ordens, aos mandamentos, caso contrário, não saberemos o que Deus requer de nós.

É como se uma criança, sem nunca ter sido avisada pelos pais, resolvesse brincar com o notebook do pai e acabasse quebrando o equipamento ao deixá-lo cair. Os pais nunca lhe disseram que não poderia utilizar aquele objeto para brincadeiras. Ela viu o equipamento, achou-o interessante e resolveu experimentá-lo. Como os pais poderão chamá-la de desobediente, se não havia sido dada ordem sobre aquilo para ela pudesse obedecer?

Entretanto, se os pais anteriormente haviam dito à criança que aquele equipamento pertencia ao pai e ela não deveria nele mexer, e mesmo assim ela contrariou as ordens, então será o caso de classificá-la como desobediente, e será justa a repreensão, assim como justo será o castigo.

Deus sempre exigiu que seu povo fosse obediente, mas não fez como o pai que não dá a conhecer ao filho a sua vontade, antes, Ele declarou abertamente quais eram os Seus mandamentos, e ordenou que fossem relembrados ao povo continuamente, a fim de que ninguém utilizasse o pretexto da ignorância para ser infiel.
Hoje, muitos cristãos vivem de maneira errada, desobedecendo reiteradamente aos mandamentos de Deus. Vários desses cristãos conhecem claramente a Palavra de Deus, e mesmo assim permanecem no erro. Outros pecam por não conhecerem a Palavra, e acabam fazendo coisas que desagradam a Deus.

Esclareça-se, porém, que nenhum cristão pode alegar ignorância para se ver livre das consequências da desobediência. Isto porque Deus determinou aos Seus servos no passado que escrevessem os seus estatutos, e hoje todo cristão tem acesso a eles, pois estão registrados na Bíblia.

Assim, quem ignora os mandamentos do Senhor age com negligência, pois tendo em suas mãos as Escrituras, deixa-as relegadas a segundo ou terceiro plano, apenas acumulando poeira na estante ou servindo para exibição no caminho para o templo, carregada sob o braço para passar a impressão de que ali está um crente genuíno.

Deus determinou que o seu povo adotasse algumas atitudes essenciais que ajudariam na obediência aos seus mandamentos.

1) Ter a Palavra entranhada em nosso ser (v. 18)
No versículo 18 Deus ordena: “Ponde, pois, estas minhas palavras no vosso coração e na vossa alma”.
Coração, como sabemos, não se refere literalmente ao órgão que bombeia o sangue para todo o corpo humano, mas simboliza o centro das emoções e da vontade. Alma representa o nosso ser. A Bíblia diz que nós somos almas viventes. A alma é nossa identidade interior, nosso eu.

A Palavra de Deus não deveria apenas ser ouvida e lida pelos israelitas, mas eles deveriam assimilá-la de tal forma que ela fizesse parte de sua vida, que estivesse sempre em sua memória, como parte de seu próprio ser.

Da mesma forma, também nós não podemos nos limitar a ler a Bíblia, mas devemos buscar impregnar nosso ser com a Palavra. Os mandamentos de Deus devem estar em nossa memória, de forma que influenciem nosso viver diário.

A Palavra deve influenciar nossas vontades, nossos sentimentos, nossa conduta.

Trata-se de um conhecimento que traz vida, que nos conduz ao crescimento em santidade.

O salmista disse: “Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti” (Salmo 119.11).
Quando se guarda a Palavra de Deus no coração, nossa consciência, com a ação do Espírito Santo, dá o sinal de alerta diante de atitudes contrárias aos mandamentos do Senhor.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

BENEFÍCIOS DA OBEDIÊNCIA A DEUS



Deuteronômio 11. 8-17

Em toda a Bíblia o povo de Deus é exortado a obedecê-lo, a seguir Seus mandamentos e observar tudo aquilo que Ele ordena. A obediência a Deus não é posta na Bíblia como um fardo a ser carregado por pobres mortais, como se fossem condenados a abrir mão de sua vontade para satisfazer a um déspota, um tirano. Antes, as exortações de Deus para que obedeçamos à Sua Palavra demonstram o profundo amor que Ele tem por nós, de maneira que estabeleceu a Santa Lei para nos servir como um padrão de conduta a fim de que possamos ter uma vida plena na Sua Presença.

Sabemos que devemos obedecer a Deus porque Ele é Deus, o Senhor soberano do universo; porque Ele nos ama e quer o nosso bem; porque nós O amamos ou deveríamos amar verdadeiramente; e porque nós somos os maiores beneficiados se cumprirmos os Seus mandamentos.

A passagem de hoje nos revela alguns benefícios que se manifestarão em nossa vida se levarmos a sério a questão da obediência a Deus.

1) FORTALECIMENTO ESPIRITUAL (v. 8 – “Guardai, pois, todos os mandamentos que hoje vos ordeno, para que sejais fortes, e entreis, e possuais a terra para onde vos dirigis”.)

A - Força para enfrentar desafios:
O povo de Israel estava prestes a entrar na Terra de Canaã, que havia sido prometida por Deus, e enfrentaria muitos desafios. A terra era habitada por povos fortes, guerreiros experientes, gigantes. A geração anterior de Israel temeu diante da notícia da existência de gigantes e guerreiros valentes em Canaã, e sentiu-se fraca e incapaz de entrar na terra, não confiando em Deus.

Mas aquela geração realmente era fraca, porque não observava com fidelidade os mandamentos de Deus.

Assim, a nova geração, que estava às portas da terra prometida, é exortada a obedecer a Deus, guardar os Seus mandamentos, para que, desta forma, se tornasse forte e pudesse enfrentar os desafios que viriam pela frente, crendo que Deus está no controle de tudo.

Nós, cristãos, da mesma forma somos chamados a obedecer a Deus em toda a Sua Palavra, e essa obediência gerará em nós a força necessária para que possamos enfrentar os desafios que surgem diante de nós diariamente.

Com frequência nos deparamos com situações que colocam em xeque nossa capacidade de superar desafios, e na verdade não temos, sozinhos, essa capacidade, mas em Deus somos feitos fortes para não vacilar.

Alguns exemplos de desafios: o novo emprego que Deus lhe concedeu; a mudança para uma outra cidade; o casamento; o chamado a um ministério no Corpo de Cristo; etc.

Viver neste mundo, rodeados de incrédulos, é um grande desafio, mas Deus nos capacita a vencermos, sempre que nos mantivermos em obediência a Ele.

domingo, 22 de janeiro de 2012

POR QUE OBEDECER A DEUS?


Deuteronômio 10.12-21

Nesta terra, estamos sujeitos a prestar obediência a diversas pessoas e instituições que exercem autoridade sobre nós. Devemos obediência aos pais, aos patrões, aos governantes, aos magistrados (juízes), às leis que regem o País, etc.
Obedecemos porque essas pessoas ou instituições possuem autoridade e poder para não apenas nos fazer cumprir suas determinações, mas também para punir quem se insurge contra as ordens proferidas.
Normalmente, respeitamos aqueles que estão investidos de autoridade, por sua condição e também por não querermos sofrer as consequências da rebeldia.
Entretanto, quando o assunto é obedecer a Deus parece que temos mais dificuldade. Aparentemente, é mais fácil cumprir leis criadas pelos legisladores humanos do que as Leis criadas pelo Legislador Soberano.
Assim como existem motivos para cumprirmos as leis dos homens e nos sujeitarmos às autoridades humanas, há razões muito melhores para observamos fielmente os preceitos de Deus e nos sujeitarmos a Ele.
Por que devemos obedecer a Deus?

1) PORQUE ELE É DEUS
A primeira grande razão para que obedeçamos a Deus é porque Ele é Deus (Dt. 10.12 – Agora, pois, ó Israel, que é que o SENHOR requer de ti? Não é que temas o SENHOR, teu Deus [...])?.
Deus é o criador de todas as coisas. Ele, com Sua Palavra, criou o universo, trazendo à existência coisas que não existiam. O ser humano é obra das mãos de Deus, foi criado conforme a Sua vontade para atender a finalidades que o próprio Deus estabeleceu.
Desta forma, Deus é a razão de ser de todas as coisas; tudo converge para Ele e pertence a Ele (Dt. 10.14 – “Eis que os céus e os céus dos céus são do SENHOR, teu Deus, a terra e tudo o que nela há”).
Deus é o Senhor Soberano que criou as leis do universo e que colocou no coração humano a Sua Lei, dando-nos a noção do certo e do errado.
Nesta condição, Deus é a autoridade suprema do universo. Não há autoridade maior do que a dEle. (Dt. 10.17 – “Pois o SENHOR, vosso Deus, é o Deus dos deuses e o Senhor dos senhores, o Deus grande, poderoso e temível, que não faz acepção de pessoas, nem aceita suborno”)
E não existe autoridade humana que não tenha sido por Ele instituída (Rm 13.1 – “Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores; porque não há autoridade que não proceda de Deus; e as autoridades que existem foram por ele instituídas”).
Bem, se devemos obediência às autoridades humanas, que dizer então em relação a Aquele que instituiu essas autoridades, e que tem o poder de destituí-las a qualquer tempo!
Podemos até enganar seres humanos investidos de autoridade, burlar leis, escapar de sanções previstas na lei, mas é impossível enganar a Deus, pois Ele vê todas as coisas, e nada está encoberto a Seus olhos (Pv. 15.3 – “Os olhos do SENHOR estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons”).
Deus tem o poder de fazer coisas que aos nossos olhos são impossíveis. Todos os Seus feitos na história da humanidade, e particularmente de Seu povo, devem servir para que nos lembremos de quem Ele é: o Deus Todo-Poderoso.