domingo, 11 de agosto de 2013

LIVRES DO EXCESSO DE CARGA


Texto base: Mateus 11.28-30

Durante seu ministério terreno, Jesus foi procurado pelas multidões, por pessoas que almejavam libertação, cura, atenção. Ele sabia que aquelas pessoas eram carentes e necessitavam da sua palavra e de gestos amorosos de sua parte.
Jesus se dedicava a pregar a Palavra a todos os que vinham a Ele, ministrava curas, procurava demonstrar às pessoas que elas tinham valor. Jesus conhecia as necessidades das pessoas e não as despedia sem antes agir em suas vidas para que experimentassem o Poder de Deus.
Nos dias atuais vemos pessoas esgotadas emocionalmente, depressivas, com problemas psíquicos, não suportando a pressão que lhes é imposta. Pessoas que estão em busca de uma saída mas acabam esbarrando em obstáculos criados pela sociedade em que estão inseridas, pelos líderes a que estão sujeitas ou por crenças equivocadas que alimentam.
As palavras de Jesus no texto lido se aplicam a todos aqueles que se encontram cansados, sobrecarregados, ou seja, a todos os seres humanos, porque todos necessitamos do alívio que é oferecido por Jesus. Ele chama os cansados e sobrecarregados para que venham até Ele.
Podemos achar que Jesus estava se referindo a dois grupos de pessoas, o grupo dos cansados e o dos sobrecarregados, mas na verdade ele se dirige a um único grupo, formado pelas pessoas que estão cansadas justamente porque se veem sobrecarregadas.
A Bíblia King James traz o versículo 28 da seguinte forma: “Vinde a mim todos os que estais cansados de carregar suas pesadas cargas, e eu vos darei descanso.”
Consultando o dicionário, constatamos que alguém sobrecarregado é quem está com excesso de carga. Trata-se de quem tem um peso extra sobre seus ombros. É claro que a certa altura o cansaço virá, pois a carga vai pesando cada vez mais, extenuando as forças físicas, mentais e espirituais. Experimente fazer uma caminhada carregando uma mochila nas costas. Ainda que dentro dela haja algo com meio quilo, depois de certo tempo estará parecendo que tem cinquenta quilos, e o cansaço virá com maior intensidade do que se não houvesse a mochila.
Várias coisas podem ocasionar uma sobrecarga na vida de uma pessoa. Tentaremos falar sobre algumas delas:

1)      FATORES DE SOBRECARGA E CANSAÇO

a)      Religiosidade: as pessoas desejam ter uma vida espiritual saudável, ter comunhão com Deus, mas muitas vezes acabam sendo submetidas a uma religiosidade inútil, que apenas vai minando suas forças e não as leva a uma espiritualidade satisfatória.
No texto em questão, as pessoas estavam sobrecarregadas com as muitas regras religiosas criadas pelos líderes judaicos. Não se tratava da Lei de Deus, porque esta, como diz a Escritura, não é um peso, todavia os doutores da Lei, fariseus, saduceus, criaram todo um sistema de normas que tinham que ser cumpridas pelo povo. Eles vinculavam suas tradições, suas regras, à Lei de Deus, de maneira que acabava parecendo que a Lei era pesada.
Os judeus viviam sobrecarregados com uma vida repleta de regras que extrapolavam aos Mandamentos de Deus. Em Atos 15 vemos os apóstolos e presbíteros reunidos para tratarem do assunto, e Pedro foi sincero ao dizer que não deveriam por sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem mesmo eles e seus pais puderam suportar (At 15.10).
Ainda hoje, muitas pessoas estão sobrecarregadas com regras religiosas, normas criadas por homens e que não representam a Palavra de Deus. Criam-se regras sobre roupas, comidas, cabelos, exige-se do cristão que ele seja uma pessoa que ele não é, criam-se campanhas para obter algo de Deus, estipulam-se comportamentos e atos que não estão previstos na Bíblia, enfim, as pessoas são levadas a uma vida de cumprimento de regras, pensando com isto agradar a Deus, e isso vai se tornando um peso sobre seus ombros, de maneira que muitos desistem no meio do caminho e não querem mais ouvir falar em Igreja.